sábado, 9 de abril de 2011

O Paraguai e o aumento do preço da luz

Ao ouvir alguns deputados da oposição criticarem duramente a proposta do governo de aumentar o valor pago pela energia ao Paraguai por meio do Tratado de Itaipú fica clara a arrogância da direita contra os nossos vizinhos. Como já disse Chico, falar fino com Washington e grosso com a Bolívia é princípio norteador da oposição.

Sou a favor de pagar mais. Acho que o Paraguai e o Brasil precisam. Há três razões fundamentais para o aumento. Primeiro, ajudar o Paraguai economicamente significa ajudar o próprio Brasil. O Paraguai tem um PIB de apenas US$17 bilhões em 2011. O Paraná tem um PIB de US$ 100 bilhões. Ajudar os paraguaios a construir o linhão de energia até Assunção e pagar mais pela energia significa dinamizar a economia vizinha e ajudar economicamente a fronteira brasileira mais populosa. Segundo, ajudar o Paraguai significa seguir o princípio da solidariedade latino-americana. É certo que a direita não gosta desta categoria. Sempre preferiu a Europa Ocidental e os EUA, mas o Brasil não pode se furtar de sua circunstância geográfica e cultural. Ajudamos o Paraguai porque se trata de um imperativo moral de solidariedade. O mesmo princípio aplicado no caso boliviano na questão do gás. Por fim, se investe no Paraguai para evitar problemas futuros. Se o Brasil continuar a crescer em um rítmo mais acelerado que os vizinhos aumentará a incidência da imigração ilegal, do contrabando e do tráfico na fronteira. Ajudar o Paraguai a se desenvolver protege o Brasil de problemas fronteiriços tradicionais.

A oposição diz que gosta da nova posição do governo brasileiro em política externa. Só se for no caso iraniano. No que diz respeito aos nossos vizinhos, repete a lógica da criança que apanha dos meninos mais velhos da escola e desconta a raiva e angústia nos priminhos mais novos em casa. Haja terapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário